domingo, 3 de agosto de 2008

Caetano Veloso, o fotógrafo






Fotos: Caetano Veloso

Li na Folha de São Paulo, na coluna da Mônica Bergamo (sexta-feira, 1/08), que o bom bahiano anda fotografando sua excursão européia. As imagens e histórias têm sido publicadas no blog www.obraemprogresso.com.br. Pra lá da minha adoração pelo Caetano, será que todo mundo vai virar fotógrafo com esse negócio de celular-câmera, saboneteira-câmera, caneta-câmera...? Assim não dá, Bionicão! ;) O texto abaixo eu tirei do jornal:

"Eu nunca tive uma câmera e quase nunca tiro fotografias", explica ainda Caetano no blog. "Lembro do tempo em que só os japoneses tiravam fotografia de tudo, o tempo todo, e nós achávamos engraçado. Bepe, nosso guia sardo, na Itália, contou que os japoneses da equipe que rodava um documentário sobre a Sardenha tiravam fotos de todos os pratos que iam comer nos restaurantes. Eu, que queria ser cineasta, acho chato quando se tira muita foto da gente nas praias, no Carnaval, nas celebrações, porque parece que tudo perde o gosto. Não me vejo tirando foto do meu almoço. De fato, a interrupção do ritmo de uma situação pelos constantes arranjos para fotografar enche o saco." Ele diz ainda que "há décadas que vejo coisas incríveis no Carnaval da Bahia e me prometo levar uma câmera para registrar. Mas sempre deixo para o próximo ano pois não quero perder o Carnaval. Fotografar ou filmar é como sair dali e olhar de fora. E parar para ser fotografado atrapalha."

P.S. Gosta de uma sacanagem esse Caetano! ;)

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá flávio,
se eu estiver correta, serei sua aluna de fotojornalismo na unisinos,a partir de hoje.
estive olhando seu blog para te conhecer melhor e conhecer o teu trabalho,qual o teu estilo na fotografia.
se eu não estiver correta, não dê bola.
abraço, andressa.

Biazitchas disse...

Uma vez alguém me disse que fotografia era sua forma de trocar emoções com o mundo. Acho que este alguém estava máh! que correto :)

vicissitude disse...

Olá caro Flávio,
depois da aula inaugural de ontem decidi conhecer um pouco o teu trabalho e gostei muito.
Abraço e até a próxima aula.
Fabiana

eudes disse...

mas um aluno marcando presença =]
esse projeto contato nao me era entranho.. ja tinha entrado em contato umas vez p saber sobre cursos.. agora ganhou mais credibilidade hehe
abrço

Anônimo disse...

-e aí heiimmm? coisa legal...cheio de alunos. É isto aí gurizada! é assim que se aprende.
-Flavio, todo mundo já virou fotógrafo..e posso apostar que o Caetano vai publicar livros e livros, etc...bjs bete