quinta-feira, 4 de junho de 2009
Tiananmen 20 anos
Foto: Jeff Widener
As datas "redondas" servem, ao menos, para nos lembrar de fatos, notícias, ações e questões que pela nossa loucura cotidiana vamos deixando para trás, o show tem mesmo que continuar.
Hoje faz 20 anos que uma das cenas mais reprisadas do fotojornalismo e do jornalismo televisivo foi feita: a imagem do "homem-que-parou-os-tanques", na praça Tiananmen, em Pequim (ironicamente, na tradução, a Praça da Paz Celestial).
Além da brutal disparidade de poder - um homem a pé contra vários tanques de guerra - a imagem nos leva para dentro dela por outros detalhes: o sujeito está vestido como quem saiu para as compras da manhã (ele tem algumas sacolas plásticas nas mãos), está vestido com uma singela camiseta branca, está sozinho, e, principalmente, parece afrontar poderes que nos massacram o tempo todo e aos quais não vemos maneiras de resistir.
As informações que se têm dão conta de que o personagem da imagem nunca foi identificado, não se sabe qual foi o seu destino ou mesmo se sobreviveu àquele dia - no dia anterior, o governo chinês havia invadido a praça para abafar um protesto estudantil que pedia reformas democráticas, o que resultou em centenas de mortos. Ao que parece, também, na China, pelo bloqueio de informações e censura imposta pelo regime, essa não é uma imagem conhecida ou mesmo reconhecida pelos jovens como parte da história do país.
Por outro lado, os bastidores de como a fotografia foi feita é cheia de nuances e de interesse para quem gosta de fotojornalismo e informação. No link http://lens.blogs.nytimes.com/2009/06/03/behind-the-scenes-tank-man-of-tiananmen/, do blog de fotojornalismo do NY Times, foi postado um texto com o relato de quatro fotógrafos que estavam no local e que fizeram, de um mesmo ponto de vista mas de maneiras diferentes, o registro daquela situação. Tempo de filme, câmeras mecânicas, lente 400mm, duplicador, asa errada, e o melhor: o velho pavor da foto 36...
Além disso, para quem quiser lembrar, no link http://www.youtube.com/watch?v=yyj-3S_ulvI&NR=1, está publicada uma reportagem de TV feita nos EUA a respeito dos massacres de Tiananmen e também sobre o enfrentamento do homem com os tanques.
- Atualizando 1 (5/06, 11h): Depois do post no blog do NY Times, um fotógrafo mostrou uma foto que nunca havia publicado, feita do nível do chão, de um ângulo totalmente diferente das outras. A foto e o depoimento de Terril Jones pode ser vista em http://lens.blogs.nytimes.com/2009/06/04/behind-the-scenes-a-new-angle-on-history/.
- Atualizando 2 (5/06, 16h): o Le Monde postou um documentário sobre os eventos da Praça Tiananmen com imagens de fotógrafos da Magnum. Pode ser acessado em http://www.lemonde.fr/asie-pacifique/visuel/2009/05/25/generation-tian-anmen-avoir-vingt-ans-en-chine_1195170_3216.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário