domingo, 17 de maio de 2009

Bob Dylan, Bruce Davidson e Josef Koudelka



O último disco de Bob Dylan, Together Through Life, traz como ilustrações duas fotos dos fotógrafos da cooperativa Magnum, Bruce Davidson (capa) e Josef Koudelka (contracapa).
A foto de Davidson é de um dos seus clássicos ensaios com adolescentes, mais especificamente com uma gang conhecida como The Jokers, realizado em 1959. Na imagem, um casal se beija ("se pega"...) no banco de trás de um carro, fotografados desde o banco da frente. Íntimo, o Bruce Davidson.
A foto da contracapa, do fotógrafo tcheco Josef Koudelka, é parte do ensaio realizado também no começo dos anos 60 sobre os ciganos do leste europeu.
Segundo o site da Magnum, além de usar a foto de Davidson, Bob Dylan solicitou que o setor "In Motion" da agência produzisse um pequeno vídeo com outras imagens do mesmo ensaio do fotógrafo, utilizando como áudio uma das músicas do novo disco. Aliás, a foto da capa tem mesmo tudo a ver com o nome do álbum.

O vídeo (um preview curtíssimo) pode ser visto em http://inmotion.magnumphotos.com/essay/brooklyn-gang, ou integral (com menos qualidade), pode ser visto em http://www.amazon.com/gp/mpd/permalink/mAL9TK87AMS9T .

Outras fotos de Davidson podem ser vistas em http://www.magnumphotos.com/Archive/C.aspx?VP=XSpecific_MAG.StaticPage_VPage&SP=photographers_list&l1=0&XXAPXX=SubPanel10, e outras fotos do Koudelka podem ser vistas em http://www.magnumphotos.com/Archive/C.aspx?VP=XSpecific_MAG.StaticPage_VPage&SP=photographers_list&l1=0&XXAPXX=SubPanel10.

No Magnum in Motion pode-se ver, também, um video sensacional com fotos do Koudelka sobre a primavera de Praga (a invasão russa da antiga tchecoeslováquia, em 1968) em http://inmotion.magnumphotos.com/essay/invasion. (e preste atenção: na primeira cena, o fotógrafo em cima de um tanque é o próprio Koudelka)

2 comentários:

Natália disse...

é o casamento do ano!

PhotO disse...

Como tu mesmo diria: É SEN-SA-CIO-NAL! Passei o resto do dia cantando Beyond here lies nothing.