quarta-feira, 16 de julho de 2008

Flavio Damm gosta do Gambrinus


Da esq. para direita: Taiane, Mateus, Damm e Flávio


Damm e Mateus: "Quer ver como a Nikon é resistente?"

Fotos de celular: Leticia Lampert


Um fotógrafo clássico gosta de restaurantes clássicos. Flávio Damm esteve em Porto Alegre por dois dias para organizar os preparativos da sua retrospectiva Flávio Damm, Preto no Branco que acontecerá em Porto Alegre a partir do dia 5/08, no MARGS. Aliás, quem diz que greves só atrapalham a vida? Foi por causa da greve dos correios que Flávio veio à cidade de onde saiu há 58 anos. Se aqui fosse a contracapa da ZH, certamente estaria escrito que ele é "fotógrafo gaúcho radicado no Rio de Janeiro". Ô gente que gosta dessa palavrinha feia, "radicado". Bem, tem gente que gosta do Inter, fazer o que, né? :) Cada um com seus cada qual, diria uma amiga filósofa-de-cervejaria. Voltando à vaca fria (ou ao "radicado"?), fomos almoçar com o Flávio, hoje, no Gambrinus. Estavam Mateus Bruxel (fotojornalista do Correio do Povo), Letícia Lampert (designer e artista plástica que, aliás, anda tri-grandona) e a Taiane Agnoletto (historiadora e mestranda em História na PUC, que está fazendo uma dissertação sobre, justamente, o José de Medeiros, fotógrafo, cineasta e, mais importante, ex-cunhado do Flávio Damm). Grande contador de histórias, poderíamos ter ficado juntos a tarde toda. Ele bem que tentou. Amarrava uma história na outra e a gente ia ficando, ficando, ficando... Droga é a tal da área azul (que venceu, e aliás beeem vencida!) e os compromissos de depois. A vida do dia-a-dia comendo nos calcanhares, pra variar. E, no fim, encontramos a Miriam Fichtner e o Carlos, seu marido. Ela, claro, gaúcha radicada no Rio... :)

P.S. 1. Flávio Damm tem 79 anos, foi fotógrafo da revista do Globo em Porto Alegre e, depois, da revista O Cruzeiro, no Rio de Janeiro. É um dos mais tradicionais e clássicos fotojornalistas em atividade no Brasil.

P.S. 2. Flávio contou uma história impagável sobre um português e seu papagaio. História que ele ficou de escrever e mandar para publicar aqui. Português e um papagaio, na mesma história. E NÃO era piada!!! ;)

Nenhum comentário: